Nota de Esclarecimento da Reitoria Sobre Salários

Criada em 16/06/2006 17:06 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func prof

Reproduzimos nota divulgada na página da UERJ.

Nota de Esclarecimento da Reitoria sobre os salários
 
A Reitoria da UERJ sempre reconheceu tanto a justeza das atuais reivindicações quanto a insensibilidade do governo do Estado, entendendo as razões que levaram as entidades de classe a deflagrar o atual movimento grevista.
Ao longo desse difícil período, todas as nossas ações foram no sentido de abrir espaços de negociação, viabilizando o contato das entidades representativas com os diferentes organismos do Governo, como ocorreu recentemente com a Procuradoria-Geral do Estado. Lamentavelmente, em nenhum deles obtivemos sucesso, o que provocou o agravamento da crise.
Nos últimos dias, fecharam-se por completo os canais de negociação. Em decisão unilateral, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) informou que não seriam pagos os salários referentes ao mês de maio. De imediato, inúmeros servidores, das mais variadas categorias funcionais, passaram a procurar esta Reitoria demonstrando enorme preocupação com o cumprimento de suas obrigações financeiras, em especial aqueles que recebem menores salários e não têm outra fonte de renda.
A Reitoria buscou entendimento com a Secretaria de Administração e Reestruturação (SARE), a fim de viabilizar o pagamento INTEGRAL DOS SALÁRIOS DE TODOS OS SERVIDORES DA UERJ, ATITUDE REJEITADA PELO ESTADO.
Finalmente, em reunião realizada no dia 06/06/2006, a SARE apresentou à Reitoria a seguinte proposta:

1. pagamento integral do salário de maio para todo o corpo de servidores do HUPE, a ser liberado nos dias 12 ou 13 junho;
2. pagamento relativo a 17 dias do mês de maio — embora a freqüência do mês de abril, como se sabe, tenha sido enviada à SARE com presença integral — para TODO o restante dos servidores, a ser liberado nos dias 12 ou 13 junho;
3. pagamento relativo aos 13 dias restantes em folha suplementar, quando do término da greve, mediante elaboração de calendário de reposição dos dias parados;
4. pagamento do mês de junho, elaborado sobre a freqüência de maio, a ser recebido no início de julho, só se houver a suspensão do movimento grevista.

Em reunião com as entidades representativas, a Reitoria expôs a proposta e solicitou que a comunidade se manifestasse, com exceção do primeiro item. Neste caso, a Reitoria entende que, tendo a greve no HUPE se iniciado apenas em 08 de maio, a situação de seus servidores é diferenciada.
As assembléias, tanto de docentes quanto de técnico-administrativos, rejeitaram toda a proposta do governo. No mesmo dia, à noite, comunicou-se à SARE a decisão do movimento.
Ainda assim, no dia 07/06, a Reitoria foi informada que a SARE estaria enviando, à tarde, uma folha de pagamento única, considerando o salário integral dos servidores do HUPE e o salário proporcional dos demais servidores da UERJ.
Diante de tal situação, a Reitoria entendeu que o não pagamento da folha encaminhada pela SARE colocaria em situação ainda mais delicada inúmeros servidores desta Casa, impossibilitados de fazer face a compromissos assumidos, bem como ao sustento de suas famílias. A Reitoria decidiu, então, empenhar o pagamento do montante liberado pela SARE, consciente da delicadeza da situação e assumindo as críticas e os ônus políticos dela advindos, na certeza de que estaria evitando um mal maior. Entendemos que, dessa forma, cada servidor deverá receber amanhã uma primeira parcela da dívida do Estado com cada um de nós, perdurando o esforço de toda a equipe da Reitoria em viabilizar a integralidade dos nossos pagamentos.

Nival Nunes de Almeida
Reitor 

Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa


Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1150488389-Nota+de+Esclarecimento+da+Reitoria+Sobre+Salarios





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.